Bolsa FCT e propinas
-
Thinksamuel
- recém-chegado

- Registado: segunda ago 02, 2010 5:19 pm
- University/ Institute: CITAR
Bolsa FCT e propinas
Tenho a sorte de receber uma bolsa da FCT este ano mas so vai começar em Abril 2011 em vez de Janeiro. A minha pergunta tem a ver com as propinas: a FCT vai pagar as propinas para todo ano lectivo ou apenas para Abril, Maio e Junho?
-
vedumarques
- recém-chegado

- Registado: sábado dez 11, 2010 12:51 am
- University/ Institute: UTL
Re: Bolsa FCT e propinas
Também gostava de saber, acabei por perguntar coisa parecida mais acima:Thinksamuel Escreveu:Tenho a sorte de receber uma bolsa da FCT este ano mas so vai começar em Abril 2011 em vez de Janeiro. A minha pergunta tem a ver com as propinas: a FCT vai pagar as propinas para todo ano lectivo ou apenas para Abril, Maio e Junho?
Concorri a BD no 2º ciclo de 2010 e a bolsa foi-me atribuida;no concurso estava estipulado que a bolsa teria início "não antes de 01-01-2010". Agora, nas instruções (informação adicional) a FCT determina que só poderá ter início "em data não anterior a 01-04-2011".
Quer isto dizer que não me vão pagar as propinas do primeiro semestre do curso de doutoramento que teve início em Out de 2010?? Alguém me sabe responder aisto??
Vedu
-
nitta
- recém-chegado

- Registado: sexta mai 29, 2009 11:25 am
- University/ Institute: INESC Porto
Olá,
Penso que será algo que deverão esclarecer junto dos serviços académicos da vossa universidade. Terá a ver com os regulamentos das propinas de cada universidade.
No entanto posso dar um exemplo do que aconteceu a uma amiga minha:
Ela consegui bolsa no 2º ciclo de avaliação e começou à data de 1 de Janeiro de 2010. Entretanto já estava inscrita no programa doutoral da universidade no ano lectivo 2009/2010, o que significa que só teve bolsa da FCT no que equivale ao 2º semestre.
A universidade pediu-lhe então o montante respeitante ao 1º semestre, já que a FCT paga anualmente e não em relação a anos lectivos. Contactámos a FCT, mas não nos souberam esclarecer quanto ao dever dela de pagar ou não...
Junto da nossa universidade fizemos então um requerimento para solicitar a redução do valor das propinas para o ano académico de 2009/2010. Seguindo um artigo dos regulamentos conseguimos uma redução de 60% do valor da propina para esse ano (ela estava ligada a um lab de investigação com acordo com a universidade). Significa então que teve apenas de pagar 40% do valor da propina para o ano académico de 2009/2010. E este montante assim já conseguiu ser coberto pelo valor que a FCT disponibilizou para o ano de 2010, e ela acabou por não ter de pagar nada.
Mas lá está, depende da vossa universidade, pelo que a melhor coisa é esclarecerem-se junto deles.
Boa sorte.
Penso que será algo que deverão esclarecer junto dos serviços académicos da vossa universidade. Terá a ver com os regulamentos das propinas de cada universidade.
Ela consegui bolsa no 2º ciclo de avaliação e começou à data de 1 de Janeiro de 2010. Entretanto já estava inscrita no programa doutoral da universidade no ano lectivo 2009/2010, o que significa que só teve bolsa da FCT no que equivale ao 2º semestre.
A universidade pediu-lhe então o montante respeitante ao 1º semestre, já que a FCT paga anualmente e não em relação a anos lectivos. Contactámos a FCT, mas não nos souberam esclarecer quanto ao dever dela de pagar ou não...
Junto da nossa universidade fizemos então um requerimento para solicitar a redução do valor das propinas para o ano académico de 2009/2010. Seguindo um artigo dos regulamentos conseguimos uma redução de 60% do valor da propina para esse ano (ela estava ligada a um lab de investigação com acordo com a universidade). Significa então que teve apenas de pagar 40% do valor da propina para o ano académico de 2009/2010. E este montante assim já conseguiu ser coberto pelo valor que a FCT disponibilizou para o ano de 2010, e ela acabou por não ter de pagar nada.
Mas lá está, depende da vossa universidade, pelo que a melhor coisa é esclarecerem-se junto deles.
Boa sorte.
-
vedumarques
- recém-chegado

- Registado: sábado dez 11, 2010 12:51 am
- University/ Institute: UTL
Obrigado pela informação.Vou tentar pagar a totalidade do ano lectivo 2010/2011 numa só prestação depois de confirmada a bolsa da FCT. Vamos ver se a universidade e a FCT vão nisso...Acho imoral que a FCT diga em concurso que a bolsa só poderá ser concedida a partir de Janeiro de 2011 e depois adie para Abril de 2011.nitta Escreveu:Olá,
Boa sorte.
Vedu