Page 1 of 1
Renovação da Bolsa
Posted: Tue Jun 12, 2012 11:48 am
by Rutegard
Tenho uma pergunta estúpida:
De acordo com este novo regulamento, continua a ser necessário enviar um relatório anual de actividades quando se pedir a renovação? É que não encontro nada relativamente a esse caso, e sempre achei que se tinha que enviar, mas já me disseram que não...
Fico na dúvida.
Re: Renovação da Bolsa
Posted: Tue Jun 12, 2012 12:09 pm
by Queentrix
Olá,
Desde o regulamento de 2009 (pelo menos) que não é necessário enviar qualquer relatório juntamente com o pedido de renovação. É feito o pedido, anexada uma declaração dos orientadores e mais recentemente ainda uma declaração da universidade (centro de estudos, coordenação do curso.... etc) sobre o cumprimento do programa de trabalhos e... declaração sobre compromisso de honra que não estás a realizar qualquer actividade além do PhD..
Re: Renovação da Bolsa
Posted: Tue Jun 12, 2012 12:38 pm
by Rutegard
nem sequer uma informação relativamente às actividades realizadas?
tenho receio que a FCT use tudo como desculpa...
Re: Renovação da Bolsa
Posted: Tue Jun 12, 2012 4:54 pm
by Queentrix
No meu caso, sempre que pedi a renovação a declaração sobre o cumprimento do programa de trabalhos por parte dos meus orientadores já incluia em pequeno resumo (bulletpoints) com as actividades realizadas (que correspondiam ao programa de trabalhos: artigos, congressos nacionais & internacionais, comunicações, resumos etc..)....
Re: Renovação da Bolsa
Posted: Thu Jun 14, 2012 11:44 am
by Rutegard
Queentrix wrote:No meu caso, sempre que pedi a renovação a declaração sobre o cumprimento do programa de trabalhos por parte dos meus orientadores já incluia em pequeno resumo (bulletpoints) com as actividades realizadas (que correspondiam ao programa de trabalhos: artigos, congressos nacionais & internacionais, comunicações, resumos etc..)....
E isso constava na carta feita pelo teu orientador ou por ti?
Re: Renovação da Bolsa
Posted: Thu Jun 14, 2012 3:32 pm
by spca
Rutegard wrote:E isso constava na carta feita pelo teu orientador ou por ti?
No meu caso constava no parecer do orientador. Umas breves linhas.
Re: Renovação da Bolsa
Posted: Thu Sep 06, 2012 3:40 pm
by João Filipe
spca wrote:Rutegard wrote:E isso constava na carta feita pelo teu orientador ou por ti?
No meu caso constava no parecer do orientador. Umas breves linhas.
Ola Spca,
E tratando-se o orientador igualmente o director do centro de estudos, os pareceres podem ser os dois por ele?
Re: Renovação da Bolsa
Posted: Thu Sep 06, 2012 4:33 pm
by spca
João Filipe wrote:spca wrote:Rutegard wrote:E isso constava na carta feita pelo teu orientador ou por ti?
No meu caso constava no parecer do orientador. Umas breves linhas.
Ola Spca,
E tratando-se o orientador igualmente o director do centro de estudos, os pareceres podem ser os dois por ele?
Olá.
No meu caso, um dos meus orientadores também é o director do centro, e passou ambos os pareceres. Notem que sou BPD. Mas de qualquer forma, creio que não haverá problema.
Re: Renovação da Bolsa
Posted: Fri Sep 07, 2012 4:02 am
by João Filipe
Obg Spca
Ok, já agora, as actividades compatíveis com a cláusula de exclusividade, do numero 3 do art.º 5, como palestras, comunicações, etc, têm que ser comunicadas à FCT ou por serem compatíveis tal não é necessário. Por ex a cada renovação?
bom trabalho
Re: Renovação da Bolsa
Posted: Sat Sep 08, 2012 4:35 pm
by spca
João Filipe wrote:Obg Spca
Ok, já agora, as actividades compatíveis com a cláusula de exclusividade, do numero 3 do art.º 5, como palestras, comunicações, etc, têm que ser comunicadas à FCT ou por serem compatíveis tal não é necessário. Por ex a cada renovação?
bom trabalho
Olá
Nota que se não fores pago pelas palestras, comunicações, etc a que te referes, logicamente não terás de fazer nenhuma menção à FCT, além de comunicares as que tenhas feito no âmbito da tua bolsa ex. no parecer do orientador, no teu próprio interesse.
No caso de palestras, etc. pelas quais tenhas sido pago, sinceramente, não sei (na minha área essas coisas normalmente não são pagas), pois nunca me aconteceu ter outros rendimentos nos períodos de bolsa.
Espero que alguém por aqui saiba. Senão podes sempre perguntar à FCT.
Bom trabalho.
Re: Renovação da Bolsa
Posted: Sun Sep 09, 2012 4:02 am
by João Filipe
spca wrote:João Filipe wrote:Obg Spca
Ok, já agora, as actividades compatíveis com a cláusula de exclusividade, do numero 3 do art.º 5, como palestras, comunicações, etc, têm que ser comunicadas à FCT ou por serem compatíveis tal não é necessário. Por ex a cada renovação?
bom trabalho
Olá
Nota que se não fores pago pelas palestras, comunicações, etc a que te referes, logicamente não terás de fazer nenhuma menção à FCT, além de comunicares as que tenhas feito no âmbito da tua bolsa ex. no parecer do orientador, no teu próprio interesse.
No caso de palestras, etc. pelas quais tenhas sido pago, sinceramente, não sei (na minha área essas coisas normalmente não são pagas), pois nunca me aconteceu ter outros rendimentos nos períodos de bolsa.
Espero que alguém por aqui saiba. Senão podes sempre perguntar à FCT.
Bom trabalho.
Boas,
Pois, na minha área também não são pagas, embora sejam, de facto, importantes para o CV e como indicação no parecer.
Bom trabalho
Re: Renovação da Bolsa
Posted: Mon Sep 10, 2012 6:07 pm
by João Filipe
Ola Spca,
E tratando-se o orientador igualmente o director do centro de estudos, os pareceres podem ser os dois por ele?[/quote]
Olá.
No meu caso, um dos meus orientadores também é o director do centro, e passou ambos os pareceres. Notem que sou BPD. Mas de qualquer forma, creio que não haverá problema.[/quote]
Ok, Spca,
Mas, pr ex no meu centro de estudos, tem um director geral e vários elementos da direccção. Qualquer elemento da direcção, mesmo que seja o orientador, poderá passar o parecer?
João
Re: Renovação da Bolsa
Posted: Tue Sep 11, 2012 12:52 am
by spca
João Filipe wrote:(...)
Ok, Spca,
Mas, pr ex no meu centro de estudos, tem um director geral e vários elementos da direccção. Qualquer elemento da direcção, mesmo que seja o orientador, poderá passar o parecer?
João
Olá
Certamente o teu centro de estudos já terá passado outros pareceres. Creio que aquilo que seja "normal" passarem também será aceite no teu caso. Mas não te posso afirmar com conhecimento absoluto que este ou aquele caso será aceite. No meu caso particular não houve problema de ser um dos orientadores a passar o parecer da instituição, mas também sou BPD...